“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”
As três palavras, conhecidas como divisa, representam a aclamação no Rito Moderno ou Francês, são elas: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
A origem não é maçônica, ao contrário do que muitos acreditam. Autores ufanos afirmam que o é e foi utilizado como divisa da Revolução Francesa de 1889.
No entanto, a verdade histórica é que o lema da revolução francesa era de fato “Liberté, Égalité, ou la Mort” (Liberdade, Igualdade ou a Morte). Apenas com a segunda República é que viria a se tornar Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Sequencialmente a isso, foi a Maçonaria francesa que adotou o lema da segunda República.
A ideia é na verdade mais antiga que isso, mas é de verdade irrefutável que o lema tornou-se uma divisa maçônica, mesmo não tendo sido criado pela Ordem.
O que é exigência para que uma sociedade viva em harmonia é que ela seja livre, igual e fraterna. De que vale a Liberdade sem ser igual, a Igualdade sem ser Fraterno? E ainda de que vale a Fraternidade sem ser solidário?
Portanto é possível corroborar a divisa por mais um termo, por uma quarta e última palavra, porém não menos importantes que as outras: A Solidariedade.
Eis a quarta divisa maçônica. O maçom deve ter a liberdade total de sua consciência, de sua vontade de expressão e seus conceitos. Ele deve ser também livre de preconceitos e discriminações, ser a favor da igualdade entre irmãos e profanos. Deve ter afeto de irmão para irmão, representar de forma digna o laço de parentesco, ou seja, ser fraterno.
Por último, deve ser solidário com o próximo, enxergar a necessidade daqueles que precisam do auxílio do Maçom.
A solidariedade é um ato de benevolência com o próximo, a união de simpatias. Significa cooperação mútua entre as pessoas, uma identidade próspera de sentimentos, ideais e doutrinas.
Ser livre, igual, fraterno e solidário é ser maçom.
-- -
BIBLIOGRAFIA:
http://www.solbrilhando.com.br/Sociedade/Maconaria/Artigos/Liberdade_I_e_F.htm
AUTOR: Rafael Correia Mauricio CIM: 295721